6 de setembro de 2011

A importância do diálogo

Se o diálogo falha, falha também o entendimento. “A falar é que a gente se entende.” É muito sábio este ditado. Já é difícil colocarmo-nos no lugar do outro, tentar “caminhar com os seus mocassins”, ver como o outro vê, compreender a sua perspectiva. É muito difícil e, sem diálogo, a situação aproxima-se do impossível.
O diálogo é fundamental em qualquer tipo de relacionamento, seja em relações de trabalho, de amizade, de amor ou familiares. Quando compreendemos o outro - podemos não concordar, não aceitar - mas se compreendemos: o impacto do conflito é menor.
Haja sempre abertura, oportunidade e coragem para dizer o que é necessário e que seja dito com respeito. Haja também vontade para ouvir, até ao fim, e boa vontade para compreender.
Quando por alguma razão o diálogo é difícil ou não acontece, estamos em alerta amarelo. Há que ter persistência em procurar a oportunidade, coragem para tomar a iniciativa e força para dizer o que há a dizer, com dignidade.
Silêncio, não! O silêncio é uma armadilha que pode matar uma relação.
Outro aspecto muito importante para iniciar ou manter um diálogo potencialmente inflamável é dizer “eu” em vez de “tu”. Dizer, por exemplo, “Tu não sabes que…” pode soar mais ameaçador, sabe mais a crítica e a outra pessoa fica na defensiva. Frases como “Eu não gosto…” ou “Eu não me sinto bem…” ou “Eu adorava que…” ajudam o outro a descentralizar-se e a entrar em empatia connosco.
Se sabe perfeitamente o que tem a fazer, mas não consegue, fale com alguém em quem confie. Às vezes precisamos de um empurrãozinho. Às vezes precisamos que nos confirmem que o diálogo é uma solução pró-activa e é a solução a seguir.
Digam o que pensam e o que sentem com decoro e sem receio, pois afinal de contas, tudo o que nos vai na alma é humano.

1 comentário:

  1. Artigo MARAVILHOSO.
    Para além de estar escrito de uma forma fenomenal transmite muito bem a ideia de que o diálogo é fundamental.

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...