7 de setembro de 2011

Esforço, empenho e dedicação!

Testemunho de Raquel Martins sobre como conseguimos alcançar os nossos objectivos com empenho, esforço e dedicação. Vale a pena trabalharmos por aquilo que queremos!



Os sonhos têm para mim uma conotação de inatingíveis que se perde quando os alcançamos. Prefiro por isso atribuir ao empenho e trabalho investido ao longo de todos os anos da minha aprendizagem a possibilidade de estudar o que gosto e o que me motiva.

Foram sobretudo essenciais os primeiros anos de aprendizagem, estou a referir-me ao ensino primário, a partir dos quais comecei a ganhar o gosto pela perfeição. É claro que não é possível alcançá-la, mas certamente nos desafia e nos motiva a darmos o nosso melhor. Não se trata pois de começar a trabalhar para a média no secundário, mas sim de ter uma aprendizagem consistente ao longo dos anos.

Assim sendo, e apesar de no nosso país o acesso ser mais exigente, a possibilidade de frequentar o curso de Medicina não pode, a meu ver, ser tida como a concretização de um sonho, mas sim como o resultado do meu esforço, empenho e dedicação. Quero com isto dizer que, apesar das dificuldades ou dos níveis de exigência, todo o trabalho acaba por dar frutos. Apesar da recompensa poder não surgir no imediato, nunca é em vão o trabalho investido.

Houve alturas que foi uma certeza, outras nem tanto. Exercer Medicina acarreta responsabilidades para as quais convém estarmos preparados e desafios que não permitem a sua escolha de ânimo leve. No final, o que mais pesou foi a possibilidade de ter uma vida útil naquilo que as pessoas mais precisam.

O gosto de aprender aliado ao fascínio pelo corpo humano têm sido as ferramentas fundamentais neste inicio da minha formação e continuarão certamente a sê-lo no futuro. É por isso importante, seja qual for a área, nutrir gosto por aquilo que se faz.

As expectativas de encontrar a cura para doenças ou tratamentos mais eficazes, para além de requererem formação noutras áreas, situam-se num plano utópico. Aliviar o sofrimento ou melhorar a qualidade de vida de um doente já seria recompensa suficiente. Não quero com isto dizer que não devemos pôr a fasquia mais elevada, mas que talvez o caminho para ela comece por procurar cumprir objectivos mais simples que gradualmente nos conduzem ao sucesso.


 Raquel Martins

3 comentários:

  1. Raquel, muito obrigada pelo teu testemunho! Acredito que a partilha de experiências positivas nos contagia a todos com optimismo.
    O teu exemplo confirma que se acreditarmos em nós, conseguimos alcançar os nossos objectivos. Vais ser uma excelente médica! Um grande beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Muito bonito!!
    Gosto muito de artigos sobre sonhos.
    Também gosto muito quando leio testemunhos de quem o trabalho valeu a pena.
    Sou do tipo de pessoa que tem altos objectivos mas também trabalha muito por eles e por isso reconforta-me ver quando o trabalho dos outros foi recompensado.
    Muitos parabens e boa sorte para o curso de Medicina.

    ResponderEliminar
  3. Raquelinhas, admiro muito o teu empenho e dedicação, que são notórios!
    Tenho a certeza que serás uma excelente médica ; )

    ResponderEliminar

Não me deixe falar sozinha. Dê a sua opinião. :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...